Defesa Pessoal

Saber defesa pessoal é algo muito importante, ainda mais nos dias de hoje onde a violência prevalece e faz com que muitas pessoas entrem em situações de risco por conta de não saberem como agir.

Por essa razão, mostrar interesse em artes que, além de manter o corpo e mente saudáveis podem te proporcionar uma segurança maior, é algo fundamental para que você ande com uma certa confiança.

Que tipo de arte marcial ajuda na defesa pessoal?

Diversas são as artes nas quais a luta pode não só fortalecer os músculos e melhorar a resistência do indivíduo, como lhe proporcionar uma maior resistência e força física.

Isso porque algumas das artes marciais acabam trabalhando de modo mais intenso as pernas, glúteos e abdômen, o que as fazem ótimas para autodefesa.

Então, dentre as principais artes marciais que podem te ajudar na questão de defesa pessoal, estão:

1. Jiu Jitsu

Essa é uma arte que se tornou uma grande aliada na defesa pessoal justamente porque além dela ser uma técnica que trabalha muito a defesa, ela também prepara o aluno para o ataque.

Logo, em uma situação que envolva confusão, o aluno estaria preparado para se defender e também atacar se necessário.

2. Taekwondo

Essa técnica proporciona inúmeros benefícios ao corpo e é uma técnica bastante defensiva, pois foca no autocontrole, concentração, noções do corpo e defesa pessoal.

Além disso, é uma luta que faz muito uso da perna pois aplica bastante golpes e chutes acima da cintura e na cabeça. Quem a realiza, consegue desenvolver um senso de equilíbrio e concentração melhores.

3.  Muay Thai

Esta arte marcial faz uso de punho, cotovelo, canela, joelhos e pés. Faz com que o corpo ganhe uma tonificação maior e também uma evolução muscular, fazendo com que se tenha uma maior flexibilidade e força.

Como é uma arte que está bastante em ação, acaba sendo uma autodefesa mais baseada no ataque. Muitas pessoas a consideram violenta por justamente envolver o desenvolvimento do corpo todo durante a luta.

4. Kung Fu

Pode parecer que não, mas essa é uma escolha muito boa para quem procura por defesa pessoal. Isso porque além de ser uma atividade que trabalha com o corpo, ela também atua na mente.

Assim, proporciona diversos benefícios como uma mente sã, uma autoestima melhor, uma atenção maior e um autoconhecimento elevado. O praticante de Kung Fu possui:

  • Flexibilidade;
  • Coordenação;
  • E rápido reflexo em seus movimentos.

Tornando esta então uma opção de autodefesa bastante eficaz.

Conclusão

Grande parte das lutas marciais servem de alguma maneira como uma técnica de defesa pessoal pois trabalha muito a questão de movimentos rápidos junto de reflexos.

Toda luta tem como princípio exercer suas atividades de forma recreativa ou competitiva, sendo assim, nenhuma tem como princípio incitar brigas fora do local de treinamento.

Portanto, sempre que você for aplicar seus conhecimentos não estando em uma situação de treino ou competitividade, você deve fazer isso com cuidado e de forma a se proteger.

Conte aqui qual das artes marciais você possui mais interesse e compartilhe este conteúdo com mais pessoas que possam estar interessadas.

Saiba mais: https://martialartsgranjaviana.com.br/aula-de-artes-marciais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *